Blog da Roberta Malta

04/10/2010

Camarão retrô

Esses dias, fui experimentar o festival de camarão do Bananeira e me diverti com as apresentações dos pratos. Tinha espeto, coco, abacaxi. Fiquei lembrando da época em que todo casamento fino tinha cascata de camarão na mesa do bufê, demais.

Outra coisa que eu amava era o coquetel com molho rosé (ui!). Há dois ou três meses, achei isso no cardápio do Ici Bistrô, em São Paulo. Pedi, claro, estava muito bom.

No Bananeira também tinha camarão na moranga, que eu não comia há tempos. Senti aquela nostalgia que faz com que algumas coisas escapem de virar bregas e se tornem reconfortantes.

Mas eu adorei o abacaxi. Achei very Tropical Luxo, que é o tema da minha festa anual com os amigos -- uma coisa calor de verão, espumante gelado, saladas e frutas frescas. E brilho, muito brilho. Praticamente uma viagem ao Caribe, só que com as melhores pessoas do mundo, comida e boa música.

Pedi ao Maurício Ganzarolli, chef do restaurante, a receita para fazer na TL. Quem quiser tentar, taí. É fácil, gostosa e cheia de estilo.







Abacaxi com camarão retrô 
2 porções

1 abacaxi médio
500 g de camarão rosa limpo
100 g de palmito pupunha em fios
100 ml caldo de peixe 
50 ml vinho branco
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (chá) de mel
1 colher (chá) salsinha
1 tomate em cubos (sem pele e sementes)
1 dente de alho picado
1/2 cebola finamente picada
Sal e pimenta branca moída na hora a gosto
 
1 Corte o abacaxi ao meio, conservando a coroa. 2 Retire a polpa do abacaxi e corte em cubos (use só a metade nesta receita e faça um suco gostoso com a parte restante). 3 Numa frigideira antiaderente aqueça a manteiga, doure o abacaxi e acrescente o mel; reserve. 4 Aqueça 2 colheres de sopa de azeite, doure a cebola e o alho, salteie os camarões, junte o vinho branco e o caldo de peixe. 5 Acerte o sal e acrescente pimenta, tomates, palmito pupunha e abacaxi. 6 Regue com uma colher de azeite extra virgem e salpique a salsinha. 7 Sirva dentro do próprio abacaxi.

Bananeira 

R. Marechal Hastinfilo de Moura, 417, Morumbi, São Paulo, SP, tel.11 3502-4635; bananeiramorumbi.com.br


Por Roberta Malta às 23h39

Ir para UOL - Receitas

Sobre o autor

Roberta Malta é jornalista de gastronomia e blogueira por vocação. Escreve nas revistas Prazeres da Mesa, Casa & Comida e algumas outras sempre sobre ingredientes, bebidas, restaurantes. Formou-se em gastronomia, estudou vinhos na ABS- SP, mas está em constante aprendizado e pretende dividir suas descobertas e dúvidas com todos que acessarem seu link.

Sobre o blog

O "Sopa de Letrinhas" é um observador bem humorado da gastronomia, com pitadas do dia-a-dia da autora. Serve também como agregador e mixer de pessoas. Tem um olhar empolgado, emocionado, frio, crítico, curioso sobre comidas, bebidas, novidades, livros, restaurantes ou um pouco de tudo. Divirta-se!

Histórico

© 1996-2009 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.
Hospedagem: UOL Host