Blog da Roberta Malta

27/08/2010

Rota histórica - Tiradentes

Fim de semana passado estive em Tiradentes para o  XIII Festival de Cultura e Gastronomia. A patir de hoje à noite, até domingo, tem mais. Aqui, as minhas dicas para curtir a cidade em qualquer período do ano.

Além da vilinha cenográfica com programações variadas e dos jantares bacanas nas pousadas mais afastadas, que estão acontecendo por conta do festival, o lugar tem seus próprios tesouros.

Caso do Estalagem do Sabor.

 

 

O mexidão com banana, couve e lombo à parte dá para dois, três, mas o Ivo Faria come sozinho.

Os canudinhos de doce de lete do Chico Doceiro também são incríveis. Custa R$ 0,50 e dá até para levar para casa. É só pedir pro simpático balconista um embrulho reforçado. Por R$ 10 você compra um pote de doce, 30 casquinhas e só recheia elas quando for comer. Dura três meses.

 

O filho de Chico em seu laboratório

 

Mais uma delícia é o tutu à mineira do Restaurante da Marcês. A porção também é invidual, mas dá, de sobra, para dividir.

 

 

A caminhada de volta à praça é quente, mas ajuda na digestão.

Outras coisas importantes a se observar são:

- O serviço na cidade, em geral, é beeem lento. Se estiver com pressa, esqueça o almoço no restaurante e coma um pão de queijo na vila perto da rodoviária.

- Em épocas de eventos, tudo fica muito cheio entre 12h30 e 15h30. Tudo: restaurantes, bares e até as barracas de pastel de angu. Se sua fome costuma bater neste período, a solução é adiantá-la ou atrasá-la consideravelmente.

- Tem um voo da TRIP que vai de Belo Horizonte a São João del Rei (que, de tão perto, é praticamente um bairro de Tiradentes) em 30 minutos. Quem tem medo de avião deve ir de carro. Ele voa baixinho, é barulhento e balança bastante. Quem não tem mas enjoa com as sacudidelas, um Dramim pode resolver a questão. Mas atenção, só tem um horário por dia e os lugares são poucos.

Chico Doceiro

Rua Francisco Pereira de Moraes, 74, Centro, Tiradentes, MG

tel. 32 3355-1900

Estalagem do Sabor

Rua Ministro Gabriel Passos, 280, Centro, Tiradentes, MG

tel. 32 3355-1144

Restaurante das Mercês

Travessa José Ferreira Barbosa 307, Cuiabá, Tiradentes, MG

tel. 32  3355-1911

 

Por Roberta Malta às 12h30

Ir para UOL - Receitas

Sobre o autor

Roberta Malta é jornalista de gastronomia e blogueira por vocação. Escreve nas revistas Prazeres da Mesa, Casa & Comida e algumas outras sempre sobre ingredientes, bebidas, restaurantes. Formou-se em gastronomia, estudou vinhos na ABS- SP, mas está em constante aprendizado e pretende dividir suas descobertas e dúvidas com todos que acessarem seu link.

Sobre o blog

O "Sopa de Letrinhas" é um observador bem humorado da gastronomia, com pitadas do dia-a-dia da autora. Serve também como agregador e mixer de pessoas. Tem um olhar empolgado, emocionado, frio, crítico, curioso sobre comidas, bebidas, novidades, livros, restaurantes ou um pouco de tudo. Divirta-se!

Histórico

© 1996-2009 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.
Hospedagem: UOL Host