Blog da Roberta Malta

17/03/2010

Gato por lebre

Eu mesma gosto de fazer as fotos que posto aqui, evito usar material produzido. A tentativa é sempre de buscar um olhar pessoal do que estou comendo, do momento exato em que isto acontece. Se a comida veio feia, paciência. É certo que nem sempre consigo os melhores cliques, mas vale o exercício. E, apesar das minhas dificuldades de manejo, prefiro assim.

Tenho um amigo que trabalha numa dessas revistas baratinhas de receitas. Não acreditei quando ele me contou que os pratos publicados são totalmente fakes. Os mousses são de detergente, os legumes de cera e por aí vai. 

Depois eu descobri que tem gente especializada nisso, cuja profissão é montar comida apetitosa (só) para fotografia -- eu bem que gostaria aprender uns truques, deve ser legal.

Mas ele falava também da frustração das donas de casa que nunca conseguem fazer uma receita como as da revista.

Mesma coisa são essas fotos que recebi. Claro que imagens de embalagens devem ser incríveis, faz parte do jogo. Mas e o produto, não? Fico pensando se não estão abusando da boa vontade do consumidor. Outra explicação, na qual eu tendo a acreditar, é que poucas pessoas prestam atenção no que comem.

Mas o que vocês acham? O inferno somos nós ou são os outros?

 

 

 

 

 

 

Por Roberta Malta às 17h57

15/03/2010

Sabor de maresia

Faz tempo que o litoral Norte de São Paulo tem restaurantes caprichados, com cardápios elaborados e chefs bacanas. Já comi bem em alguns: Tiê, Manacá, Ogan, Antigas.

Numa outra linha, mas também muito gostoso, é o Fundo de Quintal, na Barra do Sahy. A comida é caiçara simples e farta -- filé de peixe empanado, com fritas, arroz feijão e salada. Você come nos fundos de uma casa, em mesas e cadeiras de bar, debaixo de um barracão instalado na areia.

A Martinha fez aniversário num domingo e a gente foi conhecer o Seu Sebastião, em Maresias. Eudes Assis, o chef de lá, preparou um menu (R$ 85) ótimo de frutos do mar.

 

Teve carpaccio de pupunha e polvo (com coentro local, mais forte do que o usado no Nordeste)

 

 Creme de palmito com vieira

 

Lagostim com risoto de abóbora

 

 Robalo com camarão e caju

 

Manga com sorvete de tapioca e castanhas

 

Mais champagne, praia, amigos, crianças, bolo. E o dia escurecendo no caminho para casa.

 

Vá lá:

Seu Sebastião

Rua dr. Francisco Loup, 1655, Maresias, São Sebastião, São Paulo.

tel 12 3865-5356

 

Por Roberta Malta às 19h10

Ir para UOL - Receitas

Sobre o autor

Roberta Malta é jornalista de gastronomia e blogueira por vocação. Escreve nas revistas Prazeres da Mesa, Casa & Comida e algumas outras sempre sobre ingredientes, bebidas, restaurantes. Formou-se em gastronomia, estudou vinhos na ABS- SP, mas está em constante aprendizado e pretende dividir suas descobertas e dúvidas com todos que acessarem seu link.

Sobre o blog

O "Sopa de Letrinhas" é um observador bem humorado da gastronomia, com pitadas do dia-a-dia da autora. Serve também como agregador e mixer de pessoas. Tem um olhar empolgado, emocionado, frio, crítico, curioso sobre comidas, bebidas, novidades, livros, restaurantes ou um pouco de tudo. Divirta-se!

Histórico

© 1996-2009 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.
Hospedagem: UOL Host