Blog da Roberta Malta

05/11/2009

Amazônia em SP

Não sei se todo mundo conhece o Paulo Martins. Se não, deveria. É um chef bárbaro de Belém, que sabe tudo, há muito tempo, sobre os ingredientes que andam fazendo sucesso agora. Pra vocês terem uma idéia já vi o Alex Atala ajoelhar pra ele! Foi, por exemplo, o Paulo que apresentou os ingredientes da Amazônia pro Adrià. O cara é incrível mesmo!

Como a vida não é perfeita, e nem sempre justa, o Paulo está bastante doente. Mas pra sorte da gastronomia brasileira ele preparou sua filha do meio Daniela para substituí-lo. A moça é uma graça e tá comandando o Lá em casa, restaurante do pai, muito bem.

Daniela está em São Paulo cozinhando no Porto Rubaiyat até o dia 15 deste mês. Gente, quem se interessa por comida TEM que experimentar. Mesmo que seja pra dizer que não gostou, o que acho difícil. Eu já fui lá e adorei. Vejam os pratos que eu provei:

 

Carpaccio de Surubim (que também atende por Pintado) com o amenteigado, quase doce, azeite de castanha do Pará. Refrescante, perfeito com uma taça de vinho branco geladinho.

 

Pirarucu desfiado (parece siri, delícia!) com farinha d'água e banana frita. Segundo o Kike, o arroz marroquino brasileiro!

 

Costela de Tambaqui (que no Porto Rubaiyat sempre é boa!) com feijão- manteiguinha de Santarém al dente, não muito temperado (feijão com gosto de feijão, sabe?).

 

Doce quente de cupuaçu com queijo coalho. De-comer-rezando! Não sei porque a gente não consome tanto cupuaçu. Acho uma fruta de sabor ao mesmo tempo fácil e intrigante. Impossível não gostar! E não é difícil achar a polpa em mercados... Vai entender!

Bom, o recado tá dado. É minha dica para o fim de semana. Sério, gente, não percam!

 

Porto Rubaiyat

Rua Leopoldo Couto Magalhães Júnior, 1142, Itaim Bibi - SP

Tel. 11 3077.1111

 

Por Roberta Malta às 00h01

04/11/2009

Cozinhando com amigos

Almocinho em casa com amigos é um dos meus programas favoritos. Quando ninguém se habilita, eu mesma cozinho. Mas se tem alguém incrível pilotando o fogão, tanto melhor!

Sábado foi assim. Apartamento ensoralado, pernas de fora, barulho de brindes e risadas. Teve até pista de dança, acreditam? No comando das caçarolas Duca Lapenda, o chef pernambucano do Pomodoro Café. Adoooro! 



Duca e Tato, o chef pâtissier do almoço!


Quando ele me ligou perguntando se eu tinha uma faca boa eu gelei. Mas o cabra se virou com as minhas na maior! Ainda me ensinou um truque ótimo: o fundo de uma travessa de louça branca (a mais rústica possível) é um ótimo amolador. Eu dei essa pra ele tentar e lâmina ficou inacreditável!



Amolar bem no vinco, nesse lugar que tá pretinho.


De entrada, uma deliciosa brusquetta.


com tomate ralado na hora, fresquíssima!


Depois, no melhor estilo Olivier Anquier, Duca fez um prato único (que acho a melhor pedida para uma ocasião dessas).



arroz de embutidos


A sobremesa é criação do Tato: lavinha de vulcão. Excelente para os cem graus que tem feito!



sorvete de baunilha, bis amassadinho no meio e calda de chocolate (Fondue Bazzar é a marca de preferência do chef)


Para acompanhar o café lindamente tirado por Ric, um especialista na área, o delicioso pão de mel da Lourdes (11 3691.3938).




Quem levou essa fofura foi a Vanessa, que é crítica de gastronomia da Folha de Pernambuco. Quando ela vem pra São Paulo, traz bolo de rolo da Casa dos Frios. A bagagem de volta vai cheia de pão de mel. 

E pronto! É só isso que eu preciso para ser feliz: boa comida, algumas tacinhas e os melhores amigos do mundo! É pedir muito?

 

Por Roberta Malta às 18h03

03/11/2009

Das lembranças que eu trago na vida...

 

Il Polpo... Il Limone Candito... Il Pane Fritto alla Citronella

 

 

Zena Caffè

Rua Peixoto Gomide, 1901, Jardins - SP

Tel. 11 3081.2158


Por Roberta Malta às 13h12

Ir para UOL - Receitas

Sobre o autor

Roberta Malta é jornalista de gastronomia e blogueira por vocação. Escreve nas revistas Prazeres da Mesa, Casa & Comida e algumas outras sempre sobre ingredientes, bebidas, restaurantes. Formou-se em gastronomia, estudou vinhos na ABS- SP, mas está em constante aprendizado e pretende dividir suas descobertas e dúvidas com todos que acessarem seu link.

Sobre o blog

O "Sopa de Letrinhas" é um observador bem humorado da gastronomia, com pitadas do dia-a-dia da autora. Serve também como agregador e mixer de pessoas. Tem um olhar empolgado, emocionado, frio, crítico, curioso sobre comidas, bebidas, novidades, livros, restaurantes ou um pouco de tudo. Divirta-se!

Histórico

© 1996-2009 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.
Hospedagem: UOL Host