Blog da Roberta Malta

23/10/2009

Recife 24 horas

Sou apaixonada por Recife. Acho o povo delicioso, a cidade animada e a comida sensacional! Mas nunca teria conhecido a cidade tão bem se não fosse o jornalista Fred Queiroz. O cara sabe tudo! Quer uma bolsa, um ingrediente, uma boate, um restaurante? É com ele mesmo!

As dicas semanais de hoje estão tinindo. Fred ensina o caminho das pedras do melhor do fim de semana recifense. Pode se jogar!

Sábado: início de noite é no Anjo Solto (Av. Herculano Bandeira, 513, Pina). Parada obrigatória para os descolados, é "o" lugar para ver e ser visto e comer um crepe. O de frango com mostarda à putanesca é de comer escondido! Mas tem que chegar no máximo até às 22h. Passou disso é espera.

Domingo: saia da balada e vá direto ao Paraxaxá (R. Baltazar Pereira, 32) de Boa Viagem tomar um café da manhã regional. Você encontrar de linguiça a arroz marroquino e doces pernambucanos excelentes para botar uma glicose no corpo!

Dica do Sopa de Letrinhas: Até este domingo está acontecendo o 8o. Festival Gastronômico de Pernambuco. Alguns dos melhores chefs do Estado estão recebendo grandes nomes de todo o Brasil em seus restaurantes, os cardápios estão incríveis. Já provei o de Dona Nelsa, do mineiro Xapuri no Oficina do Sabor, o de André Generoso, do alagoano Divina Gula no Ponte Nova e o de Bella Masano, do paulista Amadeus no Beijupirá. Como diria Fred, está de comer escondido! Programação completa aqui.

 

Adriana Didier, eu e Bella Masano no Beijupirá

Por Roberta Malta às 11h40

21/10/2009

Comprei!


Q-Vizu - Shopping Higienópolis

Av. Higienópolis, 618, loja 429, São Paulo.

Tel. 11 3661.4437

R$ 159

Por Roberta Malta às 11h30

20/10/2009

Picolé Gourmet

A Carla Pernambuco, minha vizinha de blog, está servindo durante todo o mês de outubro o Magnum Carlota. Na verdade, ela deu um upgrade naquele sorvete da kibon de baunilha coberto com chocolate belga. E que upgrade!

 

base de ganache de chocolate e  cobertura de marshmallow gratinado

 

Achei bem legal! Tenho uma certa preguiça dessas crianças ditas gourmets que não gostam de salgadinhos e só comem sorvete de frutas. Acredito, sim, que devemos estimular o paladar dos pequenos, mas, na boa, que criança rejeita hambúrguer com batata frita e milkshake? Sinceramente, eu não conheço!

E achei uma super sacada da Carla simplesmente sofisticar o que eles gostam. Ponto pra ela!

Bom, levei os meninos para uma degustação onde o combinado era dizer toda a verdade sobre o picolé. Com vocês, Gil e Tato!

 

Dez e nove anos

  

Gil e Tato (provando): Hmmm... hmmm... hmmm...

Gil: Fica um frio e um quente ao mesmo tempo...

Tato: É, mas o frio e o quente se misturam...

Gil: É... Fica muito melhor o Magnum!

Tato: Adorei a combinação do sorvete com o marshmallow! Não devia ter só um mês, devia ter sempre que o restaurante estivesse aberto. Ia fazer o maior sucesso!

Gil: Ia fazer mais sucesso que a comida!

 

Taí, Carla, a sugestão da nossa crítica mais do que especializada! Tem como resistir?

Carlota

Rua Sergipe, 753, Higienópolis, São Paulo.
Tel. 11 3661.8670

 

Por Roberta Malta às 15h12

19/10/2009

Cebicheria peruana

Mas esse Gastón Acurio é mesmo impressionante! O cara é peruano e tem 40 restaurantes espalhados pelo mundo, em 14 países.  E, não sei os outros, mas no do Brasil, o La Mar, a comida é impecável. Como se ele estivesse na cozinha soltando os pratos, juro. Praticamente um Alain Ducasse latino!

Esse ano voou tanto que a casa inaugurou em abril e eu só consegui comer lá na semana passada. Meu jantarzinho começou com o delicioso couvert com chips de legumes, frutas e molhos apimentados.

 

O doce da banana fica sensacional com a pimenta!

 

Depois de uma noitada no MyNy com o Kike e o César Adames (assunto pra outro post), virei a rainha do drink. Esse de frutas com pisco tava incredible!

 

Se chama Gostosa!

 

Depois, uma degustação de cebiches maravilhosos! De atum com molho adocicado de tamarindo, frutos do mar com aji amarillo, rocoto. Mas o melhor de todos, não tem jeito, foi o tradicional. O peixe estava firme, carnudo e os temperos super equilibrados. Nada daquele gosto forte de cebola, nem limão em excesso. Perfeito!

 

de robalo com leite de tigre

 

A festa continuou com a barca de causas (bolinhos peruano parecidos com um purê de batata consistente).

 

com camarão, polvo e azeitona, escabeche de peixe, atum, manjuba frita

 

E quem acha que eu parei por aí, se engana. Afinal, eu tinha ido pra jantar, né? Dividi com a Tici o ótimo arroz com frutos do mar e coentro.

 

 Um bálsamo para alguém, como eu, que não aguenta mais arroz arbóreo!

 

E, sim, fui pra casa rolando! Mas muito, muito feliz!

Vá lá:

La Mar

Rua Tabapuã, 1410, Jardins, São Paulo.

Tel. 11 3073.1213

 

Por Roberta Malta às 18h40

Ir para UOL - Receitas

Sobre o autor

Roberta Malta é jornalista de gastronomia e blogueira por vocação. Escreve nas revistas Prazeres da Mesa, Casa & Comida e algumas outras sempre sobre ingredientes, bebidas, restaurantes. Formou-se em gastronomia, estudou vinhos na ABS- SP, mas está em constante aprendizado e pretende dividir suas descobertas e dúvidas com todos que acessarem seu link.

Sobre o blog

O "Sopa de Letrinhas" é um observador bem humorado da gastronomia, com pitadas do dia-a-dia da autora. Serve também como agregador e mixer de pessoas. Tem um olhar empolgado, emocionado, frio, crítico, curioso sobre comidas, bebidas, novidades, livros, restaurantes ou um pouco de tudo. Divirta-se!

Histórico

© 1996-2009 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.
Hospedagem: UOL Host