Blog da Roberta Malta

09/10/2009

São Paulo sem shopping

Hoje as dicas são da terra da garoa por ninguém menos que Neide Rigo, a incrível nutricionista do blog Come-se. Tome nota e bom fim de semana!

Sábado: Um bom programa é fazer compras de manhã na feira de orgânicos do Parque da Água Branca. Não só porque os produtos são vistosos e saudáveis, mas também porque se encontram várias hortaliças pouco convencionais, como dente-de-leão, serralha, caruru e couve negra rugosa. Aproveite e vá com roupa esportiva para fazer uma caminhada no bosque.

Domingo: Dia de comprar peixes e frutos do mar. E o melhor lugar para isso, além das peixarias dos mercados municipais, é o
varejão do Ceagesp. Procure ir cedo, antes de ler o jornal, para comprar polvo bem fresco. Assim, poderá fazer com ele um carpaccio para ser devorado no final da tarde, com bom vinho branco jovem, seco e aromático

Dica do Sopa de Letrinhas: O chef José Baratino, do Emiliano (R. Oscar Freire, 384, Jardins - SP. Tel: 11 3068.4399), está com cardápio novo. Não deixe de provar as delicadas vieiras lamidadas com vinagrete de manga. Um poema!

 

 

com raspas de limão e castanhas

Por Roberta Malta às 14h44

07/10/2009

Carinha de comida

Fazer criança comer é muito chato. O Tato gostava de tudo quando era bebê, agora é cheio de restrições. Não pode encontrar um pedacinho de cebola no prato que encerra a refeição na hora. Adora comida queimada e detesta até o cheiro da manteiga. E o pior é que ele tem paladar, difícil enganar o menino!
Aquele truque de pediatra de fazer bolinho de espinafre nunca deu certo comigo. E eu sempre achei a mãe do Pedro (que levava cenoura baby no lanche da escola) infinitamente mais eficiente que eu. Coisas da vida.

Isso tudo pra explicar porque eu gostei tanto dessa louça.

 

 

À venda na Utilplast (Al. Lorena, 1391, Jardins) por R$ 57 tem o traço de um rosto para a moçadinha criar o personagem que quiser. Achei lindo e é capaz de funcionar, sabia? Tudo bem que lá em casa ia pintar cabelo de miojo, sombrancelha de batata frita e boca de chiclete. Mas não custa tentar, acho que vale o investimento. 

Fora que é uma fofura de presente pro Dia das Crianças, vai? Eu quero!

Categoria: Novidades

Por Roberta Malta às 20h30

06/10/2009

Guloseimas

Pra quem não sabe eu sou mãe de um menino, o Tato, de quase dez anos, que adora uma novidade. Por isso, conheço todas as porcarias do mercado de guloseimas e, confesso, de umas eu até gosto. E também faço meus intercâmbios com ele. Outro dia, apresentei aquele docinho de leite da infância (aquele... que vinha num envelope pequeno de plástico duro e a gente cortava com os dentes laterais, quem se lembra?) e o moleque achou incrível!

-- Já eu achei o doce com gosto muito artificial de framboesa e líquido demais, ralo. Não sei se foi o meu paladar que mudou ou a qualidade dele caiu mesmo. Um pouco dos dois, talvez...--

Mas a nova febre na minha casa é o Mini Bis de copinho, da linha "é impossível comer um só", delicioso.

A embagem vem cheia de pedacinhos do biscoito em camadas cobertos pelo chocolate do recheio. É muito bom! E o legal é encher a mão e comer um monte de uma vez.

Os mais conscientes (aqueles que abrem uma caixa de Bis e só comem três!!) podem se deliciar aos poucos. O pote é bem lacrado e conserva o chocolate numa boa. Amei!

 

Categoria: Novidades

Por Roberta Malta às 18h15

05/10/2009

Le Marais

A melhor maneira de visitar um restaurante pela primeira vez é com um grupo de amigos. Mas não pode ser qualquer um. Tem que ser com gente que goste de compartilhar pratos e varie no pedido. Quando é assim, um jantarzinho besta pode virar uma grande degustação com troca de idéias e opiniões. Vale falar tudo o que acha, mesmo que seja bobagem. Amo, de verdade.

Também não dá pra ser com uma turma muito grande porque aí a coisa dispersa. Quatro pessoas me parece perfeito.

Foi assim que eu fui conhecer o Le Marais, com a patotinha (não empurre, não force, estamos de patins!).

 

 

Pato, peixe, massa, queijo, frutos do mar, carne de boi. Tudo comme il faut: saboroso, harmônico, com ótimos pontos, molhos leves, apresentação impecável, prato quentinho. Tá, as receitas não são inovadoras, mas acho também que não precisa. Tenho gostado mil vezes mais de comidas muito bem feitas, preguiça de criatividade excessiva.

O ambiente claro combina com as porções generosas e é super confortável. A empreitada é dos donos do italiano (excelente) Due Cuocchi, sinal de que os caras são bons mesmo. Duca Lapenda, chef do pernambucano Pomodoro Café, falou sobre isso no Prazeres da Mesa Ao Vivo Recife: "quem sabe cozinhar, faz qualquer tipo de comida". Paulo Barroso de Barros, o dono da casa, que o diga!

Vá lá:

Le Marais

Rua Jerônimo da Veiga, 30, Itaim, São Paulo.

Tel. 11 3071.2873


Categoria: Restaurantes

Por Roberta Malta às 15h51

Ir para UOL - Receitas

Sobre o autor

Roberta Malta é jornalista de gastronomia e blogueira por vocação. Escreve nas revistas Prazeres da Mesa, Casa & Comida e algumas outras sempre sobre ingredientes, bebidas, restaurantes. Formou-se em gastronomia, estudou vinhos na ABS- SP, mas está em constante aprendizado e pretende dividir suas descobertas e dúvidas com todos que acessarem seu link.

Sobre o blog

O "Sopa de Letrinhas" é um observador bem humorado da gastronomia, com pitadas do dia-a-dia da autora. Serve também como agregador e mixer de pessoas. Tem um olhar empolgado, emocionado, frio, crítico, curioso sobre comidas, bebidas, novidades, livros, restaurantes ou um pouco de tudo. Divirta-se!

Histórico

© 1996-2009 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.
Hospedagem: UOL Host